No chão da fabrica não existe democracia, esse Blog é um espaço para que os trabalhadores opinem sobre as lutas no chão da fabrica.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Dito Bronca, um cara de Luta!
Ainda no clima das greves de 1979 e da luta pela anistia, o cartunista Henfil cria um personagem que foi se tornando a cara do Sindicato: o Dito Bronca. O nascimento do Dito foi justamente durante um ato pela Anistia, na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos, quando estavam presentes ativistas da Oposição Metalúrgica.
Antonio Donizete Ferreira, o Toninho, ex-presidente do Sindicato, estava junto com os companheiros que pediram ao Henfil que tentasse criar um símbolo que representasse a indignação dos trabalhadores com os patrões.
O pedido foi atendido e Henfil demonstrou-se muito feliz nos traços que fez em minutos. Nascia ali o Dito Bronca, até hoje, dono da coluna mais lida do Jornal do Metalúrgico, informativo do Sindicato entregue semanalmente nas fábricas.
http://www.sindmetalsjc.org.br/imprensa/dito-bronca/
Antonio Donizete Ferreira, o Toninho, ex-presidente do Sindicato, estava junto com os companheiros que pediram ao Henfil que tentasse criar um símbolo que representasse a indignação dos trabalhadores com os patrões.
O pedido foi atendido e Henfil demonstrou-se muito feliz nos traços que fez em minutos. Nascia ali o Dito Bronca, até hoje, dono da coluna mais lida do Jornal do Metalúrgico, informativo do Sindicato entregue semanalmente nas fábricas.
http://www.sindmetalsjc.org.br/imprensa/dito-bronca/
Assinar:
Postagens (Atom)


