quarta-feira, 27 de junho de 2012


Manifesto em defesa de Pedro Quezada

Na cidade de Valparaíso, no dia 28 de junho, próxima quinta-feira, vai acontecer uma nova audiência do processo criminal contra Pedro Quezada. O estudante chileno, preso em 28 março, está sendo acusado por ter supostamente lançado uma bomba “coquetel molotov” em direção aos “carabineros”, pelotão especial das forças policiais chilenas. As autoridades determinaram 80 dias de investigação, mas não permitiram que o estudante pudesse se defender em liberdade, alegando que o mesmo é um perigo para a sociedade, mesmo depois que a perícia técnica demonstrou que ele não havia manipulado nenhum tipo de artefato incendiário no dia de sua detenção.

Pedro Quezada foi preso, junto com mais 67 colegas, após um ato dos estudantes da Universidade de “Playa Ancha”, quando os famosos carabineros invadiram ilegalmente o campus para reprimir a manifestação, ferindo totalmente o princípio da autonomia universitária. Esses acontecimentos são parte da política do governo Piñera de criminalização dos movimentos sociais e, principalmente, do movimento estudantil, que faz uma luta histórica e heróica há mais de um ano por educação pública, gratuita e de qualidade.

Lutas em defesa da educação estão acontecendo em diversas partes do mundo, demonstrando que a juventude e os trabalhadores não vão permitir que os governantes ataquem nosso direito ao ensino de qualidade. Chile, Espanha, Canadá e, agora, Brasil. Muitas línguas, mas uma única voz em defesa da educação. 

As organizações – entidades estudantis, sindicais e movimentos sociais – que assinamos este manifesto exigimos do governo Piñera a libertação imediata do estudante Pedro Quezada. Da mesma forma, repudiamos qualquer perseguição, repressão ou prisão dos ativistas chilenos que estão mobilizados na luta contra a privatização da educação pública em seu país.

Liberdade imediata para Pedro Quezada!

Educação não é mercadoria!

Muitos jovens, uma só luta!



Liberdade para PEDRO QUEZADA, ENVIAR URGENTE

A EDUCAÇÃO NÃO SE VENDE, A JUVENTUDE NÃO SE RENDE A LIBERDADE NÃO SE PRENDE: LIBERDADE IMEDIATA PARA PEDRO QUEZADA!!!



José Dias de Freitas Jr.
Militante do PSTU
Metalúrgico na Robert Bosch Campinas SP
Membro da CIPA Gestão 2012/2013

domingo, 24 de junho de 2012

Os trabalhadores e trabalhadoras da Bosch demostraram para a direção que não aceitam uma PLR rebaixada com metas mentirosas.
Agora vamos unir todos os ativistas lutadores junto com o sindicato e preparar a greve por uma PLR justa e sem metas.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sindicato dos metalúrgicos do ABC e Taubaté empurra “goela abaixo” pacote de maldades contra os trabalhadores.

Companheiros e companheiras não da pra aceitar uma situação dessas, os trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo do Campo e Taubaté foram roubados na cara dura.

O sindicato que é da CUT empurrou goela abaixo um acordo que garante que a empresa demita os trabalhadores com ou sem PDV,

A Volks e o sindicato de Taubaté fizeram uma operação de guerra  contra os trabalhadores para reverter o resultado da assembleia no primeiro e no terceiro turno, conseguindo aprovar a proposta.

Em São Bernardo do Campo a empresa convocou a chefia, os mensalistas e os terceirizados para votar pela aprovação do pacote, os trabalhadores da produção vaiaram a proposta do início ao fim.

Os trabalhadores afirmam que a maioria dos votos foi contrária à proposta.

Essa também foi a impressão visual da votação. Porém o sindicato ignorou a visível divisão da assembleia e declarou o acordo aprovado.

Serão terceirizados mais de mil postos de trabalho e mais demissões de trabalhadores com o Plano de Demissões Voluntárias (PDV).


A radio pião anuncia que a Volks quer demitir 3.800 trabalhadores. Além disso, a montadora quer congelar os reajustes salariais o piso e a PLR até 2016.

Volks nunca lucrou tanto

A montadora lucrou em 2011, o recorde de R$ 37,18 bilhões, o dobro de 2010, quando lucrou R$ 16,49 bilhões. Desse lucro a maior parte vem da produção na América Latina, graças à maior exploração dos trabalhadores e a ajuda dos governos, como o governo de Dilma Rousseff, que reduziu o IPI das montadoras e concede empréstimos impagáveis à empresa via BNDES. A Volks, compensa o lucro que perde na Europa, que vive uma grave crise, e manda todo o lucro que ganha superexplorando os trabalhadores brasileiros para a sua matriz na Alemanha. As montadoras enviaram 36% a mais dos lucros pra suas matrizes no exterior em 2011.

Dilma tem de governar para os trabalhadores.


Não da para a Dilma continuar ajudando os patões reduzindo impostos e fazendo empréstimos para empresas que demitem covardemente os trabalhadores. A presidenta Dilma tem que realmente governar para os trabalhadores e garantir nossos empregos e nossas conquistas, tem suspender os empréstimos e a redução de impostos imediatamente, exigindo que as empresas parem de fazer ataques aos trabalhadores brasileiros.

www.pstu.org.br

sexta-feira, 30 de março de 2012

Solidariedade Internacional

Carta de solidariedade de um companheiro da Bosch da Alemanha e do Grupo de Coordenação do Conselho dos Trabalhadores nas Indústrias Automobilístico (IAAR),  com a luta dos cipeiros da Bosch Campinas.

Michael Weidner trabalhou 31 anos na Bosch de Reutlingen / Tübingen, na função de físico, no departamento de fabricação de componentes eletrônicos.
Na Bosch, foi delegado sindical. 

Sou do grupo de coordenação do Conselho dos Trabalhadores Automobilísticos (IAAR) e, nele, pessoa de contato no conglomerado Bosch.
Recebi o vosso chamado de solidariedade.
Estou revoltado com o fato de a Bosch atacar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Se os companheiros de Campinas criticam a falta de segurança no trabalho, fazem-no tendo em conta o interesse da vida e da saúde de todos colegas de trabalho.
A Bosch procura apresentar-se, na Alemanha, como empresa social e justa.
Porém, na realidade, a Bosch é uma fábrica capitalista e reprime trabalhadores que procuram defender-se.
Em 2011, a Bosch reprimiu uma greve em Bangalore, na Índia, com auxílio do Governo do Estado e da Polícia.
Em muitos países, a Bosch colabora com "sindicatos pelegos", impedindo o respeito dos direitos sindicais.
Por isso, devemos cerrar fileiras, para além das fronteiras, lutando pelos nossos direitos.
O chamado de solidariedade foi publicado em nossa homepage do Conselho dos Trabalhadores Automobilísticos (IAAR), sob a rubrica Bosch.
Estou assumindo a iniciativa de divulgá-lo, nas fábricas da Bosch da Alemanha, devendo surgirem, em breve, manifestações de solidariedade.
Deveremos organizar, em Munique, no quadro do Conselho dos Trabalhadores Automobilísticos (IAAR), de 17 a 20 de maio, um foro de discussão sobre a Bosch, visando a intercambiar experiências.
Seria muito bom que um representante da Conlutas pudesse relatar, em Munique, direta e pessoalmente suas experiências com a Bosch.



Saudações solidárias,








quarta-feira, 28 de março de 2012

A Mafalda sabe das coisas!



Estilhaço

"Os trabalhadores devem se apropriar de toda forma de arte
para suportar a ditadura no chão da fabrica"

"Posso até querer te falar como estou
Mas não vou
Prefiro ficar mudo
E deixar a dor sangrar em mim"


me sinto com uma úlcera em cada momento que te vejo numa vida. numa vida em que eu não existo, onde parecem proliferar bolhas brilhantes e estrelas e símbolos ridículos de felicidade, enquanto eu estou aqui miserável, há mais de um, dois, três, quatro, cinco... há mais de não sei quantos anos procurando o atalho mais curto pra apagar você. pra você deixar de ser qualquer realidade possível na vida que deveria ser só minha. e você nem sabe de tudo isso. eu não existo em nenhum verbo seu. eu poderia escrever você por séculos sem você nunca imaginar, quando eu só quero gritar, PORRA! te gritar pra você se refletir e se reencontrar em mim. eu poderia me calar. poderia engolir toda minha úlcera. mas eu não posso te deixar ir assim tão fácil. e é tão difícil ir te deixando ir. eu não sei até onde meu silêncio te permite ir. não sei até onde todos os meus gritos te resgatariam.
 

Compareça ao debate!

terça-feira, 27 de março de 2012

Trabalhador morre fazendo hora extra na GM de SCJ


Os metalúrgicos do primeiro turno da General Motors, em São José dos Campos, atrasaram a produção nesta segunda-feira, dia 26, em protesto contra a morte do trabalhador Antonio Teodoro Pereira Filho, vítima de acidente ocorrido dentro da fábrica no último sábado, dia 24. A produção só foi retomada às 7h50.

Em assembleia, os trabalhadores também reivindicaram o início imediato das negociações para que sejam discutidas as condições de trabalho na fábrica e a suspensão imediata das demissões. Todos os metalúrgicos fizeram um minuto de silêncio em solidariedade ao companheiro de trabalho.

O operador de ponte rolante Antonio Teodoro, 60 anos, morreu quando fazia hora extra no setor de Prensas (Estamparia). Ele foi prensado ao ser atingido por uma ferramenta de 24 toneladas. A operação que estava sendo executada por Antonio deveria, na verdade, ser realizada por duas pessoas.

Mas os primeiros relatos de trabalhadores da área apontam para o fato de que ele estaria operando sozinho o equipamento no momento do acidente.

Desde o ano passado, a GM vem adotando uma política de redução de mão de obra na linha de produção, obrigando os trabalhadores a realizarem tarefas em duplicidade. Esta estratégia já vinha sendo denunciada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e por cipeiros da fábrica.

Este é o segundo acidente fatal ocorrido na fábrica, nesse mesmo setor, em apenas três anos. No dia 6 de maio de 2009, o trabalhador Aparecido Constantino também morreu enquanto realizava hora extra no setor de Estamparia. Até hoje o inquérito criminal não foi concluído.
 
"O que aconteceu aqui é resultado da reestruturação produtiva adotada pela GM. Chegou a hora de dar um basta nessa situação”, afirma o secretário geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates.

www.sindmetalsjc.org.br

quarta-feira, 7 de março de 2012

Multinacional alemã de autopeças ataca cipeiros

Multinacional alemã de autopeças ataca cipeiros.


A Bosch, multinacional alemã e a maior autopeças na América Latina, localizada na cidade de Campinas (SP), está fazendo mais um ataque à organização por local de trabalho. Para impor seu projeto de reestruturação produtiva e aumentar a produção e os lucros, mais uma vez a empresa, além de promover demissões e rebaixamento do piso salarial,está fazendo um ataque direto à CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), pretendendo quebrar a resistência e a organização dos trabalhadores.

A empresa está processando 7 trabalhadores, 3 cipeiros (Lulinha, Sueli e Giba) e 4 ex-cipeiros (Raildo, Severino, Freitas e Reis), exigindo uma indenização de R$ 100 mil. A Bosch alega que o boletim publicado por este grupo de cipeiros, chamado “Cipeiros de Luta” continha inverdades sobre a fábrica, mas a realidade é que o boletim denunciava todas as irregularidades e inseguranças cometidas pela Bosch.

A ação da Bosch tem como objetivo a intimidação, calar a boca daqueles que sempre defenderam os trabalhadores e com isso facilitar o seu projeto de reestruturação produtiva. Não é a primeira vez que a empresa ataca os cipeiros que tem compromisso com os trabalhadores. Em 2010 foi um festival de advertências e suspensões para vários cipeiros, e os dias que foram descontados foram pagos pelos próprios trabalhadores, através de uma grande campanha de arrecadação na pista feita pelos cipeiros e pelo sindicato.

Leia mais no site.
http://www.pstu.org.br/movimento_materia.asp?id=13943&ida=0


 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SOMOS TODOS PINHERINHO!

 DOMINGO DIA 22 DE JANEIRO DE 2012 O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO GERALDO ALCKMIN MOSTROU SUA CARA.
 MANDOU A POLICIA INVADIR E DESTRUIR AS CASAS DOS MORADORES TRABALHADORES DO BAIRRO PINHEIRINHO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
 AS CASAS FORAM DESTRUÍDAS PELOS TRATORES COM OS MOVEIS AINDA DENTRO, AS MAIS DE 1500 FAMÍLIAS ESTÃO EM ABRIGOS SENDO TRATADAS SEM O MINIMO DE RESPEITO.
 OS NÚMEROS DE FERIDOS ESTÃO SENDO ESCONDIDOS E TEM DENUNCIAS DE DESAPARECIDOS.
 ESSA AÇÃO CRIMINOSA DO GOVERNADOR ALCKMIN É ILEGAL POIS EXISTIA UMA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL QUE PROIBIA A INVASÃO DA PM.
 O ATO NO DIA 2 DE FEVEREIRO DE 2012 EM SJC É EM APOIO AOS LUTADORES DO PINHERINHO.
 O GOVERNO FEDERAL TEM QUE INTERVIR E DEVOLVER A TERRA PARA SEUS LEGÍTIMOS DONO.
 A PRESIDENTA DILMA NÃO PODE SE CALAR DIANTE DESSE CRIME!
 9000 PESSOAS SEM CASA PARA ENTREGAR O TERRENO DO PINHERINHO PARA O BANDIDO NAJI NAHAS.
 DILMA DEVE DESAPROPRIAR O TRERRENO IMEDIATAMENTE E DEVOLVER AOS TRABALHADORES DO PINHERINHO!
 TODOS OS LUTADORES DEVEM COMPARECER EM SJC NO DIA 2 PARA PROTESTAR CONTRA ESSE MASSACRE!