No chão da fabrica não existe democracia, esse Blog é um espaço para que os trabalhadores opinem sobre as lutas no chão da fabrica.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Dito Bronca, um cara de Luta!
Ainda no clima das greves de 1979 e da luta pela anistia, o cartunista Henfil cria um personagem que foi se tornando a cara do Sindicato: o Dito Bronca. O nascimento do Dito foi justamente durante um ato pela Anistia, na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos, quando estavam presentes ativistas da Oposição Metalúrgica.
Antonio Donizete Ferreira, o Toninho, ex-presidente do Sindicato, estava junto com os companheiros que pediram ao Henfil que tentasse criar um símbolo que representasse a indignação dos trabalhadores com os patrões.
O pedido foi atendido e Henfil demonstrou-se muito feliz nos traços que fez em minutos. Nascia ali o Dito Bronca, até hoje, dono da coluna mais lida do Jornal do Metalúrgico, informativo do Sindicato entregue semanalmente nas fábricas.
http://www.sindmetalsjc.org.br/imprensa/dito-bronca/
Antonio Donizete Ferreira, o Toninho, ex-presidente do Sindicato, estava junto com os companheiros que pediram ao Henfil que tentasse criar um símbolo que representasse a indignação dos trabalhadores com os patrões.
O pedido foi atendido e Henfil demonstrou-se muito feliz nos traços que fez em minutos. Nascia ali o Dito Bronca, até hoje, dono da coluna mais lida do Jornal do Metalúrgico, informativo do Sindicato entregue semanalmente nas fábricas.
http://www.sindmetalsjc.org.br/imprensa/dito-bronca/
sábado, 29 de outubro de 2011
Candeias e o Samba de Partido Alto
Pra quem gosta de um bom samba esse vídeo é uma maneira de conhecer uma roda de samba de verdade, coisa muito difícil de se ver nos dias de hoje!
Pois a vida no Chão da Fábrica se regada a um bom samba fica um pouco menos difícil.
Eu acho!
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
JUANA AOS SETE ANOS
Pelo espelho vê entrar sua mãe e solta a espada, que cai com o rumor de um canhão, e dá Juana tamanho pulo que toda sua cara fica metida debaixo do chapéu de abas imensas.
- Não estou brincando - zanga ante o riso de sua mãe. Livra se do chapéu e aparecem os bigodões de carvão. Mal navegam as perninhas de Juana nas enormes botas de couro; tropeça e cai no chão e chuta, humilhada, furiosa; a mãe não para de rir.
- Não estou brincando! - protesta Juana com agua nos olhos - Eu sou homem! Eu irei à universidade por que sou homem!
A mãe acaricia sua cabeça:
- Minha filha louca, minha bela Juana. Deveria açoitar-te por estas indecências.
Senta-se ao seu lado e docemente diz: "Mais te valia ter nascido tonta, minha pobre filha sabichona", e a acaricia enquanto Juana empapa de lágrimas a enorme capa do avô.
- Não estou brincando - zanga ante o riso de sua mãe. Livra se do chapéu e aparecem os bigodões de carvão. Mal navegam as perninhas de Juana nas enormes botas de couro; tropeça e cai no chão e chuta, humilhada, furiosa; a mãe não para de rir.
- Não estou brincando! - protesta Juana com agua nos olhos - Eu sou homem! Eu irei à universidade por que sou homem!
A mãe acaricia sua cabeça:
- Minha filha louca, minha bela Juana. Deveria açoitar-te por estas indecências.
Senta-se ao seu lado e docemente diz: "Mais te valia ter nascido tonta, minha pobre filha sabichona", e a acaricia enquanto Juana empapa de lágrimas a enorme capa do avô.
Eduardo Galeano
Mulheres
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Vitoria de trabalahdora na justiça contra o INSS.
Hoje uma trabalhadora aposentada da Bosch que teve seu direito de auxilio doença negado pelo INSS conseguiu na justiça o seu direito.
O ideal seria que os trabalhadores nem precisassem desse direito pois quando os trabalhadores o reivindica é por que sua saúde já não existe mais!
A exploração dos trabalhadores aumenta a cada dia, a reestruturação produtiva tem a lógica de produzir cada vez mais, com cada vez menos trabalhadores, em cada vez menos tempo.
Assim, o ritmo de trabalho nos dias de hoje é um inferno!
E na Bosch isso não é diferente!
Só os trabalhadores organizados, e o controle da produção nas mãos dos trabalhadores é que pode garantir nossa saúde!
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
URGENTE! VOTAÇÃ DA REFORMA SINDICAL NA SURDINA!
Pressão da CSP-Conlutas com outras organizações retira da pauta de votação Reforma Sindical.
26/10/2011Ataques ao direito dos trabalhadores – Essa PEC, que trata da Reforma Sindical, é um ataque à organização e direitos dos trabalhadores. Muda a estrutura e legislação sindical no país, atacando a liberdade e autonomia sindical dos trabalhadores e abre caminho para a Reforma Trabalhista que tem o objetivo de retirar direitos como 13° férias e muitos outros.
Veja mais no site da www.cspconlutas.org.br
Índia: Trabalhadores da Suzuki encerram greve
![]() | ||
| Trabalhadores em greve na Maruti Suzuki | ||
A greve que terminou hoje, após 14 dias de ocupação da Maruti/Suzuki, em Manesar, foi engrossada com a greve de solidariedade dos trabalhadores de mais duas unidades, a Suzuki Powertrain India Ltd e Suzuki Motorcicle India Pvt Ltd.
Uma greve de solidariedade não se vê facilmente no movimento sindical. Ela é uma grande demonstração de que os trabalhadores compreendem a necessidade de unir suas forças, contra um inimigo comum. E nos ajuda a compreender que, se a crise e a recessão são mundiais, igualmente, nossa solidariedade também deve ser internacional.
Depois, em 29 de agosto, os trabalhadores da Maruti Suzuki entraram em greve que durou 33 dias, lutando por um direito elementar: o reconhecimento de seu sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores da Maruti Suzuki. Como sempre, a patronal respondeu com repressão. Isso levou a uma nova greve na qual os trabalhadores passaram a exigir o retorno dos 1.200 temporários e efetivos suspensos pela empresa.
A greve conseguiu a volta de todos os 1.200 trabalhadores temporários. Dos efetivos, 64 foram reintegrados, mas 30 continuam suspensos, por “mau comportamento”.
Na Índia, que possui um dos mais poderosos proletariados do planeta, a luta apenas comecou e promete ser grandiosa. Com a invasão de empresas estrangeiras nos últimos anos, foi formado um dos mais jovens proletariados do mundo.
E agora, ele está lutando.
www.pstu.org.br
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Guarani é guerreiro
A ilusão do Bolão!
Tem um grupo de trabalhadores e trabalhadoras amigos meus que estão loucos para ganhar na Mega Sena e fica rico!
Em 2011 já acertaram três vezes, uma quina e duas quadras.
Também só assim pra escapa da canseira dessa jornada de trabalho cansativa colocar os pés para o alto e fica de boa!
Será mesmo?
No fundo é uma grande ilusão, por que só se organizando para lutar contra a exploração e derrotar o capitalismo é que teremos uma vida digna!
Mas caso a gente ganhe!
Eu já disse, a minha parte eu vou beber tudo!
Boa sorte companheiros e companheiras!
Seguiremos firme na luta!
Bosch investiu R$ 103 mi na América Latina em 2011
De acordo com a empresa, o setor automotivo, que representa 73% do
faturamento da companhia na região, receberá a maior parte do aporte.
Laboratório da Bosch em Campinas: Investimento significa uma ampliação
de 50% ante o montante investido no ano passado.
Segundo a Bosch, os investimentos serão destinados para a expansão de
capacidade produtiva e na instalação de novas linhas de produtos, como
sensores de pressão e temperatura e bobinas de ignição. Além de
atender as montadoras instaladas no Brasil, parte da produção também
será destinada ao mercado dos Estados Unidos.
Para 2012, a companhia anunciou que irá investir R$ 22 milhões em uma
linha de produção do ABS geração 9 e do Programa Eletrônico de
Estabilidade. "Estes investimentos buscam acompanhar o crescimento da
demanda em toda a América Latina. Em praticamente todos os países da
região os dois sistemas se tornam cada vez mais populares", disse
Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
Os investimentos permitirão que a companhia faça frente ao crescimento
projetado para a região. Para este ano, por exemplo, o faturamento do
grupo na América Latina deverá crescer 8% ante o ano passado, de
acordo com projeção da empresa. Em 2010, o faturamento líquido da
Bosch na região somou R$ 5,3 bilhões, sendo o Brasil responsável pela
fatia de 85%, com R$ 4,5 bilhões.
Por que o facão então?
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/bosch-ira-investir-r-103-mi-na-america-latina-em-2011
faturamento da companhia na região, receberá a maior parte do aporte.
Laboratório da Bosch em Campinas: Investimento significa uma ampliação
de 50% ante o montante investido no ano passado.
Segundo a Bosch, os investimentos serão destinados para a expansão de
capacidade produtiva e na instalação de novas linhas de produtos, como
sensores de pressão e temperatura e bobinas de ignição. Além de
atender as montadoras instaladas no Brasil, parte da produção também
será destinada ao mercado dos Estados Unidos.
Para 2012, a companhia anunciou que irá investir R$ 22 milhões em uma
linha de produção do ABS geração 9 e do Programa Eletrônico de
Estabilidade. "Estes investimentos buscam acompanhar o crescimento da
demanda em toda a América Latina. Em praticamente todos os países da
região os dois sistemas se tornam cada vez mais populares", disse
Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
Os investimentos permitirão que a companhia faça frente ao crescimento
projetado para a região. Para este ano, por exemplo, o faturamento do
grupo na América Latina deverá crescer 8% ante o ano passado, de
acordo com projeção da empresa. Em 2010, o faturamento líquido da
Bosch na região somou R$ 5,3 bilhões, sendo o Brasil responsável pela
fatia de 85%, com R$ 4,5 bilhões.
Por que o facão então?
Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/bosch-ira-investir-r-103-mi-na-america-latina-em-2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Trabalhadores da GM Reis param por PLR
|
Sindicato dos Metalurgicos de São J. dos Campos organiza Luta contra facão na GM
PDV da GM será tema de reunião entre governo e Sindicato.
Reunião está marcada para a próxima quinta-feira, dia 27, às 17h, em Brasília.
“Vamos questionar as medidas tomadas pela GM, em meio à generosa política de isenções e incentivos fiscais pelo governo, e pedir que o ministério intervenha a favor dos trabalhadores. Afinal, a GM, tem recebido milhões em dinheiro público e não tem nenhum motivo para demitir. Pelo contrário. Tem a obrigação de manter os empregos e eliminar toda e qualquer pressão e assédio moral sobre os trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.
RADIO PIÃO
CUIDADO COM O FACÃO NA BOSCH!
A RADIO PIÃO TA ANUNCIANDO!
O SINDICATO TEM QUE AGIR RAPIDO CONTRA O FACÃO!
ASSEMBLÉIA NA PORTARIA 4 JÁ!
Demissões na FormelD
FormelD a mando da Bosch demite trabalhadores.
25 trabalhadores que realizaram uma paralisação protestando por melhores condições de trabalho e por um aumento de salário foram demitido a pedido da Bosch sobre ameaça de caso não fosse demitido os trabalhadores que protestaram todos os trabalhadores da FormelD seriam demitidos.
A Bosch ainda exige que a FormelD reduza custos a cada ano de 5% para garantir o menor gasto com esta terceirizada e aumentar seu lucro as custas da precarização do trabalho terceirizado.
Os trabalhadores das empresas terceirizadas são mais explorados e não são reconhecidos como metalúrgico mas são eles que garantem o lucro da Bosch sendo explorados duas vezes.
É preciso combater o trabalho terceirizado e só é possível com a unidade de todos os trabalhadores da Bosch e de todos os que trabalham em condições péssimas sem segurança e com salários injustos nas empresas terceirizadas.
A Bosch ainda exige que a FormelD reduza custos a cada ano de 5% para garantir o menor gasto com esta terceirizada e aumentar seu lucro as custas da precarização do trabalho terceirizado.
Os trabalhadores das empresas terceirizadas são mais explorados e não são reconhecidos como metalúrgico mas são eles que garantem o lucro da Bosch sendo explorados duas vezes.
É preciso combater o trabalho terceirizado e só é possível com a unidade de todos os trabalhadores da Bosch e de todos os que trabalham em condições péssimas sem segurança e com salários injustos nas empresas terceirizadas.
Nós da CSP-Conlutas propomos junto com o sindicado uma campanha permanente contra toda a forma de terceirização na Bosch, só a unidade de todos os lutadores é que pode derrotar essa política dos patrões.
É preciso uma assembléia na portaria 4 para organizar a luta contra e terceirização na Bosch
Assinar:
Postagens (Atom)







